segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Reflexões sobre o curso de introdução à educação digital

Sou mulher, mãe, professora e alfabetizadora. Trabalho na rede municipal de ensino há mais de 10 anos e atualmente estou com uma sala de 2º ano. Fiz minha inscrição neste curso com a finalidade de aperfeiçoar meus conhecimentos sobre a informática, visando enriquecer o uso desta importante ferramenta em minha prática pedagógica. Produzimos muito em sala de aula, embora o tempo tenha sido escasso. Foi possível ampliar algumas noções básicas sobre os temas abordados no decorrer do curso. Gostei muito de fazer parte desta turma, a evolução do ser humano está ligado diretamente a aprendizagem. Dentro do esperado e do que nos foi proposto, acredito que o curso atingiu todas as expectativas de aprendizagem.

Dicas de como preparar apresentações de slides em sala de aula

Usamos a apresentação para sintetizar e organizar as idéias, onde a visualização de imagens além de instigar a curiosidade dos educandos, estimula e facilita seu aprendizado, quebrando a monotonia do cotidiano em sala de aula.
1 - Maior legibilidade: fundo claro, fonte escura, não serifada (arial) e tamanho grande.
2 - Um assunto por slide, pouco texto.
3 - A apresentação não é a aula, mas uma ilustração.
4 - Gráficos não devem ser muito grandes.
5 - Não polua o slide. Escolha figuras grandes, de boa qualidade.
6 - Evite ficar de costas para os alunos e ler o texto do slide. Utilizar em média 10 slides.
7 - Utilize as animações com moderação.
8 - Distribua o material impresso antes ou depois da apresentação, observando sempre o seu objetivo.
9 - Verifique os equipamentos antes da apresentação.

Professor, lembre-se que são apenas dicas de como obter maior êxito em sua explanação, porém elas podem e devem serem modificadas de acordo com o nível de desenvolvimento da turma a ser trabalhada e seus objetivos prévios.
Boa aula!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

PUBLICAÇÃO DE LIVROS NA INTERNET

Acredito que este subsidio é uma importante ferramenta nesta era digital. Muitos usuários optam por este tipo de serviço pela facilidade de ter vários títulos de autores famosos sem ter que se deslocar até uma biblioteca, embora existam muitos tradicionalistas que gostam dos livros editados em papel. A meu ver, s.m.j., o autor sofre um prejuízo financeiro quando os livros são disponibilizados gratuitamente ou irregularmente na internet. Por outro lado, o autor alcança ampla divulgação do seu livro quando este é disponibilizado na internet. Até o momento, infelizmente, pelo motivo de muito trabalho, não foi possível utilizar-me desse importante recurso tecnológico contemporâneo.

Para os pais - as crianças e a Internet

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Uso excessivo da internet por crianças preocupa especialistas

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiqBEgCGEQSU-a9qPscH8XZysaJh9BDr-EohUUPXpZtzFRAUpBEUajVYprpUeMkx38jZFcDw40c5U9UU7BMTHlAA0A-N1Qffg5nXqZ0VwSjIGqMmBVXUPzAxMbX-vCQckVEpon4kahmCx-J/s400/imagem_criancas_internet.jpg


 De acordo com o site da Safernet Brasil as inovações digitais tem representado para os pais um papel de "babá eletrônica", recurso este utilizado para afastá-los de perigos e violência constantes na vida urbana.
 Mas como tudo na vida tem o seu lado bom e o seu lado ruim, a internet, como todo espaço público oferece oportunidades e riscos. O lado ruim desse comportamento é que os filhos deixam de ler livros, brincar no parque, ter contato com outras crianças, enfim deixam de se socializar. O lado bom é a gama de serviços que esta ferramenta tecnológica oferece a seus usuários.
Levando-se em consideração todos os aspectos citados acima é aconselhável que os pais façam o uso de filtros ou que acompanhem os acessos e navegações de seus filhos.
 Existem ainda outras ações que auxiliam e ajudam os responsáveis a mediar o acesso das crianças ao mundo digital. Essas recomendações encontram-se disponíveis em www.safernet.org.br.
 Mas lembre-se que a melhor ferramenta para combater crimes no meio digital ainda é a proximidade o vínculo e o amor que existe entre pais e filhos.

Fonte: www.uirauna.net/noticiasredacao/2010384.htm

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Selo e tarefa



a) Eu já sonhei.

b) Eu nunca me arrependi.
 
c) Eu sei lutar pela vida e pelo amor.

d) Eu quero ser sempre amada.

e) Eu sonho viajar pelo mundo.