segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Reflexões sobre o curso de introdução à educação digital

Sou mulher, mãe, professora e alfabetizadora. Trabalho na rede municipal de ensino há mais de 10 anos e atualmente estou com uma sala de 2º ano. Fiz minha inscrição neste curso com a finalidade de aperfeiçoar meus conhecimentos sobre a informática, visando enriquecer o uso desta importante ferramenta em minha prática pedagógica. Produzimos muito em sala de aula, embora o tempo tenha sido escasso. Foi possível ampliar algumas noções básicas sobre os temas abordados no decorrer do curso. Gostei muito de fazer parte desta turma, a evolução do ser humano está ligado diretamente a aprendizagem. Dentro do esperado e do que nos foi proposto, acredito que o curso atingiu todas as expectativas de aprendizagem.

Dicas de como preparar apresentações de slides em sala de aula

Usamos a apresentação para sintetizar e organizar as idéias, onde a visualização de imagens além de instigar a curiosidade dos educandos, estimula e facilita seu aprendizado, quebrando a monotonia do cotidiano em sala de aula.
1 - Maior legibilidade: fundo claro, fonte escura, não serifada (arial) e tamanho grande.
2 - Um assunto por slide, pouco texto.
3 - A apresentação não é a aula, mas uma ilustração.
4 - Gráficos não devem ser muito grandes.
5 - Não polua o slide. Escolha figuras grandes, de boa qualidade.
6 - Evite ficar de costas para os alunos e ler o texto do slide. Utilizar em média 10 slides.
7 - Utilize as animações com moderação.
8 - Distribua o material impresso antes ou depois da apresentação, observando sempre o seu objetivo.
9 - Verifique os equipamentos antes da apresentação.

Professor, lembre-se que são apenas dicas de como obter maior êxito em sua explanação, porém elas podem e devem serem modificadas de acordo com o nível de desenvolvimento da turma a ser trabalhada e seus objetivos prévios.
Boa aula!